A menos de um mês do início da época balnear na praia da Ribeira Brava, o que só acontece, oficialmente, a partir de 2 de Julho, já estão em curso obras de beneficiação da referida praia de banhos, intervenção levada a cabo pelo Governo Regional em parceria com o concessionário do complexo balnear.
Por causa dos trabalhos em curso, o acesso a esta água balnear encontra-se temporariamente condicionado. Um dos alvos desta operação de beneficiação são as piscinas da Frente-Mar da Ribeira Brava, que são parte integrante do espaço balnear ribeira-bravense.
As piscinas são pertença da Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste, estrutura tutelada pela Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas. Por essa razão as obras que estão a ser realizadas na área do complexo balnear são da responsabilidade do Governo Regional, em parceria com o concessionário local, que detém o restaurante/esplanada e serviços de apoio à praia.
“O objectivo dos trabalhos é recuperar o complexo de alguns estragos causados pelos últimos temporais, para além de outros melhoramentos que visam melhorar a segurança das pessoas no local e ainda permitir o hastear da Bandeira Azul”, segundo uma fonte das Sociedades de Desenvolvimento. O mesmo interlocutor adianta de resto que “estas obras de preparação dos complexos balneares para o Verão estão igualmente a ser concretizadas noutros complexos balneares que são pertença das Sociedades de Desenvolvimento, sempre em parceria com os concessionários dos espaços”, sublinha.
Recorde-se que a praia da Ribeira Brava, uma vez mais, deverá ser a última praia de banhos a iniciar a época balnear, ou seja, a entrar em (normal) funcionamento. Tal só está previsto acontecer na primeira segunda-feira de Julho (dia 2). Além de passar a assegurar vigilância a banhistas, a partir desse dia, deverá também hastear na mesma data a última das 14 Bandeiras Azuis este ano atribuídas a praias costeiras da Região. O símbolo de qualidade balnear está assim de regresso à Ribeira Brava, acrescido da particularidade de ser o único galardão a ser desfraldado nas praias da ‘costa do Sol’, como também é popularmente conhecida a extensa faixa costeira que envolve os municípios da Ribeira Brava, da Ponta do Sol e da Calheta.