Élio Pereira
Élio Pereira
Vontade, atitude, humildade, garra, determinação, treino. Muito treino. Todos estes são fatores indispensáveis para se ser um atleta bem-sucedido.
Mas engane-se quem pensar que só isso basta! Os atletas de elite não nascem apenas com condições inerentes aos desportistas. Nos atletas da patinagem, condições externas, como é o caso dos bons equipamentos, dos pisos regulares e condições atmosféricas, entram no rol de fatores importantes para o aparecimento de novos campeões.
Patinar só por si não apresenta grandes dificuldades de aprendizagem. Para isso basta conquistar algum equilíbrio, resistir às quedas e deixar-se deslizar. As escoriações normalmente são visíveis, mas desaparecem com alguma facilidade.
Mas quando o entusiasmo, a paixão pelos patins e os incentivos de quem nos acompanha crescem, surge a vontade de fazer mais e melhor. Com naturalidade iniciam-se as competições. A velocidade aumenta a par do desejo de vencer. A progressão como atleta redobram a necessidade de condições ideais para a prática desta atividade sob o risco de ficar para trás, sob o risco de lesões mais acentuadas e sob o risco de desgaste e desmotivação. Os patins até podem guiar à meta, mas na falta de boas condições de treino, poderão não conduzir até o patamar mais alto do pódio.
Ser campeão é o desejo de qualquer atleta, mas aqui as exigências já são outras. Só dedicação, espírito de sacrifício ou uns bons patins poderão ser insuficientes para cortar a meta em primeiro. Uma pista com condições ideais para a competição é fundamental!
E é nesse sentido, no âmbito do Orçamento Participativo, criado pelo Governo Regional para permitir aos cidadãos uma maior envolvência nos processos de decisão das políticas públicas a nível regional, que surgiu a proposta de criação de uma pista de patinagem na Calheta.
Esta pista permitirá, entre outros, a prática de patinagem em condições ideais, sem necessidade de percorrer distâncias excessivas como o é atualmente. Centenas serão as crianças, jovens e adultos a usufruir destas instalações que, acima de tudo, irão promover a importante prática desportiva e consequentemente estimular os hábitos saudáveis da população do concelho e vizinhos.
Para que isso seja realidade, será preciso que você também calce os patins, votando na proposta Pista de Patinagem de Velocidade na Zona Oeste da Madeira, e ao som do disparo envie uma mensagem escrita (gratuita) para o n.º 927 820 121 com o seguinte texto: “OPRAM172”, seguido de espaço e do seu número de identificação civil. Poderá ainda votar através do site opram.madeira.gov.pt. A meta será cortada a 30 de novembro, com o fim do período de votação, pelo que não deixe para depois.
Seja você também um campeão!
Veja o vídeo promocional do projeto em www.tiny.cc/znrxfz