O lixo marinho voltou a ser tema de uma acção promovida na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava. ‘Lixo Marinho’ procurou reforçar, através do teatro, a informação e a sensibilização para esta problemática da poluição dos oceanos. A referida acção foi promovida no âmbito do projecto ‘Mare Nostrum’, a decorrer naquele estabelecimento de ensino desde 2019, contando com a colaboração da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). A iniciativa de hoje teve como público-alvo os alunos do 6.º ano daquela escola.
“Os jovens estudantes começaram por ser informados relativamente às principais aves marinhas do arquipélago, bem como às principais ameaças a que estão sujeitas, com particular enfoque para o lixo marinho”, refere a escola, em comunicado.
Foram apresentados e identificados os vários tipos de plásticos, actualmente os resíduos mais encontrados nos oceanos, ao mesmo tempo que era realçada a importância do contribunto individual para a resolução do problema. “Após reflexão em grupo, seguiu-se a redacção de um guião através do qual os participantes recriaram um dos diversos problemas nos oceanos, apontando a respectiva solução. A encenação redigida pelos alunos foi depois interpretada pelos próprios, encarnando os estudantes o papel de atores nesta dramatização, ao fim e ao cabo o que se pretende que desempenhem também no seu quotidiano”, podemos ler no comunicado.