A Freguesia do Porto da Cruz celebrou esta sexta-feira, 26 de Setembro, o seu 448.º aniversário, marcando a data com a inauguração de um painel de azulejos dedicado às bordadeiras.
A cerimónia contou com a presença do Executivo da Junta de Freguesia, do presidente da Assembleia de Freguesia e vogais e do vereador da Câmara Municipal de Machico. Entre os convidados estiveram também Ana Luísa Santos e Maria Ana Lemos, ambas já distinguidas pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato com o 1.º Prémio de Qualidade à Bordadeira da Casa, em representação das bordadeiras da Freguesia.
O painel da autoria do artista Renato Nóbrega foi instalado no hall da sede da Junta de Freguesia. Em nota emitida, a instituição descreve que se trata “muito mais do que uma peça decorativa, trata-se de uma obra de arte que celebra o contexto sociocultural da freguesia, valorizando a herança das bordadeiras e convidando à reflexão sobre a identidade local”.
O tributo afirma-se também nas palavras inscritas na obra: “(…) do simples linho à obra-prima, o bordado Madeira é poesia em tecido.”
A celebração da identidade local estende-se também às ruas da freguesia, que passam agora a contar com novas placas toponímicas, igualmente concebidas por Renato Nóbrega. As novas sinaléticas foram inspiradas no friso dos antigos azulejos da Igreja Velha, destruída pelo incêndio de 17 de agosto de 1958, e representam uma fusão entre memória histórica e renovação visual. As placas destacam-se pela cor predominante do brasão da freguesia e por uma onda simbólica, representando a força e bravura do mar do Norte.