O Dia do Concelho em Santana retoma este ano o modelo de cerimónia presencial, que havia sido interrompida o ano passado devido à pandemia da Covid-19.
Assim, as comemorações do 186.º aniversário do Concelho de Santana, na terça-feira da próxima semana, dia 25 de Maio, será celebrado com sessão solene a realizar-se a meio da manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Devido ao ‘novo normal’, a cerimónia será mais restrita em relação ao que era prática habitual. Terá também a particularidade de ser a estreia do actual presidente da Câmara, Dinarte Fernandes, em cerimónia pública alusiva ao Dia do Concelho. O ano passado o autarca, que no final de 2019 havia rendido Teófilo Cunha na presidência do Município, viu-se obrigado a assinalar o Dia do Concelho ‘à distância’, através de transmissão ‘livestream’. Este ano e pela primeira vez – e única, no actual mandato – o eleito do CDS vai discursar. Fá-lo na antecâmara das eleições Autárquicas, onde é (re)candidato do CDS, pela primeira vez como cabeça-de-lista e com a particularidade de ter ‘batido o pé’ a uma coligação com o PSD, recusando para a Autarquia o mesmo modelo de coligação no Governo Regional.
Nesta retoma da limitada sessão solene pública, para garantir distanciamento entre os presentes, apenas deverão marcar presença, além da vereação, os seis presidentes das Juntas de Freguesia e um representante das três forças políticas com assento na Assembleia Municipal (CDS, PSD e movimento de cidadãos eleitores ‘Santana Primeiro’), estes últimos com direito ao uso da palavra na cerimónia.