A última sessão da Assembleia Municipal de Santana, realizada no auditório da Casa do Povo do Faial, aprovou dois votos de louvor. Heliodoro Dória foi um dos agraciados com o louvor proposto pelo grupo municipal do CDS, pela autoria do livro ‘Memórias de São Roque do Faial – Tunacedros’. O outro ‘louvado’, por proposta do presidente da Câmara à Assembleia Municipal foi o padre João Carlos da Costa Gomes, natural da freguesia de Santana, pelos seus 25 anos de sacerdócio.
Deputado municipal pelo PSD, Heliodoro Dória, interveio nesta sessão para frisar a importância da distribuição de raticida por parte da Câmara e elogiar a organização da Festa dos Compadres. Falou ainda do levantamento topográfico do adro e arredores da igreja de São Roque do Faial, levantamento esse que ficou a cargo da câmara municipal.
No período de antes da ordem do dia desta Assembleia Municipal houve também o agradecimento por parte do presidente da Junta de freguesia do Arco de São Jorge, pela aprovação do apoio extraordinário àquela junta, no valor de 14.400 euros para o seu funcionamento. Para a Junta da Ilha foi aprovado um apoio de natureza idêntica com um valor de 3600 euros. Estes apoios permitirão a estas juntas fazerem face às suas despesas burocráticas, que, de outra forma, não conseguiriam.
Ainda com uso da palavra, Gonçalo Jardim, presidente da Junta de freguesia de São Roque do Faial, salientou a importância de dar outro uso a um terreno camarário no centro da freguesia, pediu, uma sidraria, um parque de estacionamento, um auditório e uma praça para eventos. Referiu que estes investimentos a terem o apoio governamental carecem também do apoio da câmara.
Nesta primeira sessão de 2020 da Assembleia Municipal de Santana, realizada no auditório da Casa do Povo do Faial, foram também aprovados o relatório anual relativo a 2019, da comissão de Protecção de Crianças e Jovens, e aprovada a proposta da informação do auditor externo sobre a situação económica e financeira do município relativa ao primeiro semestre de 2019.