A Associação Desportiva do Campanário assinalou esta segunda-feira, dia 15 de Maio, o 26º aniversário da sua fundação, com a apresentação oficial, na sede da instituição, do livro ‘25 anos – Associação Desportiva do Campanário (1997-2022).
Luís Drumond, um dos fundadores e único presidente da direcção da Associação Desportiva do Campanário (ADC), lembra que foi a 15 de Maio de 1997 que “reunia-se pela primeira vez um grupo, especialmente de jovens, com o intuito de fundarem um clube de índole desportivo na Freguesia de Campanário e orientado prioritariamente para a população da freguesia”. Daí a data que assinala a fundação da ADC, data que coincide com o Dia da Freguesia de Campanário.
Há um ano, em 2022, a ADC completou assim as ‘bodas de prata’. Duas décadas e meia de actividade que é agora perpetuada através de livro composto por mais de duas centenas de páginas.
Livro que é uma retrospectiva dos 25 anos deste “projecto colectivo, que marcou significativamente o curso da vida da freguesia, das suas gentes e inclusive, marcando também por contágio, pessoas doutras localidades, como deixou ainda uma marca singular no desenvolvimento desportivo da RAM”, sustenta o ‘eterno’ presidente da colectividade.
Luís Drumond lembra que “o desporto foi o móbil da criação desta Associação do Campanário, mas desde logo, esse propósito foi extravasado, indo muito mais além a abrangência temática desta Associação Desportiva do Campanário, envolvendo as áreas cultural, social, recreativa, patrimonial, solidária, entre outras”.
Com o intuito de deixar registado “este perfil de crescimento e desenvolvimento”, eis a razão de nesta data simbolicamente emblemática, mesmo tendo já passado um ano dos 25 anos de vida da instituição, Luís Drumond considera “justificado e merecedor, traduzir num livro, registos desta curta, mas significativa história de ‘vida’ de uma instituição, muito dinâmica, proactiva, diferenciada e em vários domínios, líder local, municipal e até regional”, afirma.