Este projecto surge com a finalidade de responder a uma necessidade identificada no meio escolar e, simultaneamente, operacionalizar o consignado em directivas europeias (Conclusões do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, sobre as carreiras duplas dos atletas) e lei vigente nacional e regional (DL 272/2009- Cap. III; DL 45/2013- Cap. II, art. 10º; e portaria 265/2016.- art. 12º).
Pretende-se, em suma, desenvolver um trabalho de acompanhamento/monitorização do percurso escolar dos alunos classificados com estatuto de Elevado Potencial e/ou Alto Rendimento na nossa escola, articulando a componente curricular com a participação desportiva de forma dinâmica, cuja ponte entre os directores de turma e o treinadores é estabelecida pelo coordenador do projecto.
O acompanhamento individual previsto no programa: 1) levantamento da informação escolar e desportiva dos alunos-atleta; 2) a previsão das ausências durante o ano lectivo para que o conselho de turma ajuste o plano formativo (antecipação de conteúdos, ensino à distância ou aulas de compensação); 3) Disponibilização de um apoio específico regular para os alunos-atletas do ensino secundário; 4) Monitorizar o desempenho académico; 5) Caracterizar aspectos do desempenho desportivo; 5) Disponibilizar apoios individuais (Psicológico e Nutricional).
Este projecto piloto criado na EBS/PE da Calheta conta com uma população-alvo de 17 alunos (15 com classificação de Praticantes Desportivos de Elevado Potencial e 2 com Estatuto de Alto Rendimento), afectos a duas modalidades (13 na Patinagem de Velocidade e 4 no Badminton). A intervenção envolve 12 conselhos de turmas (1 do 2º Ciclo, 6 do 3º Ciclo e 5 do Ensino Secundário).
A reunião de apresentação teve lugar no polo da Calheta desta escola , pelas 17h50 do dia 23 de Outubro, contando com a presença dos directores de turma, alunos-atletas, encarregados de educação, treinadores e representantes dos clubes abrangidos, nomeadamente o CDR Prazeres e a Associação Desportiva Pontassolense.