O grupo PS São Martinho considera “inadmissível” que a Câmara Municipal do Funchal “explore as Juntas de Freguesia”, nomeadamente a de São Martinho. Em causa está o contrato interdaministrativo que na opinião dos socialistas deve ser “revisto de modo a compensar as Juntas de Freguesia pela verba que estarão a perder por via dos maus acordos assinados entre os executivos municipais e de freguesia”.
Uma das competências da CMF delegada na JFSM, recorda, “foi a gestão e manutenção de espaços verdes espalhados por 47 canteiros, 3 caldeiras de árvores e 3 jardins de dimensão média, perfazendo um total de 12.949 m2, pelo valor de 6,5 euros por metro quadrado, num total de 84.168,50 euros por ano.
“Ora, no passado domingo, dia 16 de Junho, ficámos a saber através do Diário de Notícias os custos estimados pela CMF, para a gestão e manutenção dos espaços verdes é de 7,85€/m2, tendo sido adjudicados diversas manutenções a empresas privadas pelo valor de 10€/m2”, lê-se numa nota enviada pelos socialistas à nossa redacção.
Perante as afirmações da vereadora Nádia Coelho, responsável pelo pelouro dos Jardins, “consideramos inaceitável o valor que a CMF transfere para as Juntas de Freguesia, pois explora-as de modo a obter serviços abaixo do preço de custo”, reiteram.
No caso concreto da Freguesia de São Martinho, segundo as contas do PS, “o custo de manutenção da área de jardins delegadas na JFSM, seria de 101.649,15 euros, mas como só paga à Junta de Freguesia o montante atrás referido de 84.168,50euros, a CMF explora a JFSM em 17.481,15 euros”, alegam.
“Se considerarmos o valor adjudicado a empresas externas, caso a CMF optasse por essa via, teria de desembolsar o valor anual de 129.490 euros, ou seja, mais 45.321,50euros”, concluem a versão que serve para desmontar aquilo que julgam ser uma má política do município.