O grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de São Martinho acusou, hoje, a Junta de “falta de cuidado pelos espaços públicos”, afirmando ser “notório o abandono a que a localidade tem sido votada nos últimos tempos”.
Os socialistas dizem que “nos jardins e passeios as ervas crescem de forma descontrolada, sem haver o cuidado de as retirar, seja em espaço urbano, como é o caso do Bairro da Nazaré e algumas zonas de vivendas, como também em zonas mais rurais, nomeadamente na Levada dos Piornais, havendo inclusivamente troços em que mal se consegue distinguir onde é a zona de passagem”.
Cátia Vieira Pestana, vogal do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de São Martinho, adianta que “os moradores do Bairro da Nazaré têm demonstrado o seu descontentamento pelo abandono que sentem, quer por parte da Junta de Freguesia, quer da Câmara Municipal”.
A socialista aponta que, “no passado, além das pequenas manutenções diárias, eram efectuadas periodicamente grandes intervenções de fundo, mantendo este que é o grande bairro da Região nas melhores condições, nos espaços tutelados pela autarquia”.
Já no que concerne à Levada dos Piornais, adverte que “não podemos ter a mais emblemática levada da cidade, frequentada diariamente por muitos turistas, pelos seus moradores e por muitos outros cidadãos que ali fazem os seus exercícios diários, num estado de total abandono, não só pela quantidade de erva que não é cortada, como também pela existência de alguns troços onde se vê algum lixo acumulado”.
Cátia Vieira Pestana acrescenta que “mesmo no que se refere à limpeza de arruamentos, como são os casos da Estrada Monumental e da Avenida Mário Soares, outrora varridas diariamente, nota-se um acumular de folhas e de lixo nos passeios, perdendo estas assim o brio de outros tempos”.
No que diz respeito à manutenção da rede viária, “são várias as ruas com buracos cada vez maiores, não havendo o cuidado de os tapar, como era prática num passado bem recente”, nota.
A socialista dá ainda conta que existem “diversas pequenas obras, um pouco por toda a freguesia, que foram iniciadas e não concluídas”, o que demonstra, a seu ver, “um claro desleixo por parte de quem foi eleito para colocar o Funchal sempre à frente”.
“O PS São Martinho exige à Junta de Freguesia de São Martinho e à Câmara Municipal do Funchal que coloquem São Martinho mais à frente, pois São Martinho merece mais”, remata.