O PSD/Porto Moniz vai propor hoje, em Reunião de Câmara, a redução da tarifa de água para os munícipes e para as empresas que façam a separação do lixo. A proposta inclui, ainda, a entrega de vales de desconto para a aquisição de produtos agrícolas, destinados aos agricultores do Concelho.
“O executivo da Câmara Municipal do Porto Moniz (CMPM) deve premiar quem faz a separação do lixo. Premiar através da redução nas taxas municipais, nomeadamente da água, e através da entrega de vales de desconto em produtos agrícolas”, defendeu Rui Nelson, vereador social-democrata naquela Autarquia.
A diminuição nas tarifas municipais deve ser estendida também a todos os comerciantes e hoteleiros locais que cumpram com as boas práticas ambientais de separação de resíduos.
Aquilo que Rui Nelson pretende é recuperar o projecto ‘Eco Moniz’, uma campanha de sensibilização ambiental, que custou 70 mil Euros à Autarquia, mas que nunca teve efeitos práticos. “Foi uma campanha que custou milhares de euros aos munícipes e não teve qualquer retorno, devido à falta de incentivos por parte deste executivo, junto da população”, constatou.
“Temos cada vez mais lixo orgânico a ser transportado do Porto Moniz para a costa sul da ilha, quando poderia ser utilizado para compostagem nos terrenos agrícolas do nosso Concelho”, destacou o social-democrata, lembrando que o transporte de matéria orgânica para a Estação da Meia Serra tem um custo muito elevado.
“É muito oneroso o transporte do lixo orgânico para a costa sul, quando poderia ser aproveitado para a agricultura no Porto Moniz”, reforçou. Por isso, considera esta proposta do PSD irá beneficiar não só a CMPM – que vai poupar o dinheiro dos contribuintes referente ao transporte do lixo –, mas também os agricultores e todas as pessoas e empresas que cumpram com a separação do lixo, “uma prática essencial” para a reciclagem e para o Meio Ambiente.