Tem sido tensa a relação institucional que tem sido mantida entre o presidente da Junta de Freguesia do Faial, o social democrata Manuel Luís Macedo, e o presidente da Câmara Municipal de Santana, o centrista Dinarte Fernandes.
Tal não fugiu à regra na última Assembleia Municipal de Santana, com o autarca faialense a intervir num tom mais afirmativo para voltar a criticar a gestão do executivo municipal.
Desta feita o ‘mote da discórdia’ foi a publicidade que é difundida nos canais e meios do município.
“Por que é que as iniciativas que são da responsabilidade de outras entidades [do concelho] não são publicitadas no site da Câmara?”, começou por questionar o eleito do PSD. O reparo, esclareceu, tinha a ver com os meios electrónicos, nomeadamente a página do Município na rede social Facebook, mas não só, como sejam os mupis, os painéis urbanos destinados a conter informações ou publicidade.
“No Faial cedemos os nossos mupis [para publicitação], que são nossos”, disse num tom mais autoritário.
Agastado com o alegado ‘desprezo’ promocional, apontou o exemplo do recente jantar de Natal da Filarmónica do Faial, que no entender de Manuel Luís Macedo “podia também figurar no mapa de actividades do município de Santana. Não é um evento menor” ao dar conta da participação de “mais de 200 pessoas”.
Impávido e sereno, o presidente da Câmara não se alongou na resposta, mas admitiu dar ‘mais atenção’ a futuros eventos que justifiquem mais e melhor promoção.