O executivo da Junta de Freguesia de São Martinho reuniu, na passada terça-feira, com as direcções das escolas do ensino básico da freguesia. Este encontro teve como objectivo aferir as necessidades dos diferentes estabelecimentos de ensino, de modo a preparar o orçamento para 2019, que será submetido em breve a aprovação da Assembleia de Freguesia.
Entre os diversos assuntos discutidos, merecem destaque as necessidades de manutenção dos edifícios escolares e a colaboração no apoio logístico nas actividades dinamizadas. Este encontro serviu também para coordenar com as escolas o ‘Orçamento Participativo das Escolas do Ensino Básico’, um projecto de participação cívica dos alunos de São Martinho que arranca no início do ano, na freguesia, com o objectivo de “incutir os actos de cidadania desde muito cedo, no seio da comunidade escolar”, disse-nos Duarte Caldeira.
Nesta reunião, a Junta deu a conhecer que, para além das competências instituídas na área da educação, pretende ir mais além, intervindo na qualidade do ensino que é prestado aos seus mais novos fregueses. Como tal, decidiu dotar as cinco escolas do ensino básico de São Martinho com quadros interactivos. Trata-se de um investimento encarado pela Junta como necessário para que as escolas de São Martinho possam dar um importante salto tecnológico.
Duarte Caldeira acredita que este investimento permitirá “sair da esfera do quadro preto para algo completamente interactivo, com grande melhoria na qualidade do ensino”. Além disso, esta medida contribuirá para que a freguesia esteja na vanguarda da tecnologia ao serviço do ensino. Conforme nos revelou o presidente da Junta, os primeiros quadros serão adquiridos e instalados em breve, por forma a estarem prontos no arranque do segundo período escolar.
A Junta de Freguesia de São Martinho está assim apostada e comprometida com a modernização do ensino.