A Quinta Pedagógica dos Prazeres anunciou, hoje, dia 25 de Fevereiro, que vai retomar a Mostra dos Espantalhos, organizando a sua décima edição, em parceria com Delegação Escolar da Calheta, o CEDECS (Associação Centro Estudos e Desenvolvimento, Cultura, Educação e Social) com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.
A abertura da IX Mostra de Espantalhos terá lugar no dia 27 de Março, às 11 horas, na Quinta Pedagógica, após a missa de domingo, na Paróquia dos Prazeres.
A actividade é destinada ao público em geral e, em particular às escolas, aos centros cívicos e sociais e a outras instituições público/privadas da Região Autónoma da Madeira. Consiste na construção de espantalhos para exposição na Quinta Pedagógica dos Prazeres e restante território da freguesia.
Esta mostra tem como principais objectivos: “unir gerações e tradições com a sabedoria popular; promover o desenvolvimento de projetos multidisciplinares (valor do trabalho colaborativo) para a conceção e construção de um espantalho; sensibilizar a comunidade escolar e local para a tradição da execução de espantalhos e a sua importância noutros tempos; sensibilizar para a importância da produção agrícola; recuperar e dinamizar uma tradição que tem perdido expressão na Madeira; estimular o sentido estético, o gosto pelo embelezamento do meio e a criatividade no domínio das várias formas de expressão plástica; exprimir e encorajar a capacidade de improvisação e utilização de materiais de desperdício; ser amigo do ambiente; criar uma atração turística no concelho da Calheta”.
A inscrição deve ser enviada até ao dia 15 de Março de 2022, via e-mail ([email protected]) ou telefone (291 822 204) e referir os seguintes dados: nome, morada, contacto telefónico e número de espantalhos.
Cada participante poderá construir o número de espantalhos que pretender. Os espantalhos deverão ser entregues até ao dia 24 de Março de 2022, na Quinta Pedagógica dos Prazeres e obedecer aos seguintes requisitos: a altura deverá ser entre 1,50m e 2,00m, braços abertos (note-se) na horizontal entre 1,00m e 1,50 e ter uma base que permita fixar/afincar na terra (mínimo de 30cm).
Cada espantalho enviado deverá ser acompanhado de uma ficha técnica, com os seguintes elementos escritos: nome do espantalho e nome do autor/instituição. A ficha técnica deverá ser plastificada, uma vez que será colocada no exterior.