Trabalhar fora do país é sinónimo de múltiplos desafios. A adaptação a uma nova cultura, uma outra língua, diferente legislação laboral, um sistema de protecção social desconhecido, assim como questões de fiscalidade, de acesso à saúde e ao ensino, ou até mesmo informações sobre o custo de vida ou alojamentos, são aquelas que maiores dificuldades apresenta a quem encontra o seu futuro profissional fora do país.
Para ultrapassar essas barreiras, facilitar e promover a mobilidade de trabalhadores a nível transnacional, facultar informações sobre ofertas de emprego, orientar sobre condições de vida e aconselhar sobre estratégias mais adequadas a seguir para conseguir o emprego na Europa, foi criada a Rede Europeia de Serviços de Emprego – EURES.
A Rede EURES na Madeira tem como parceiro o Instituto de Emprego da Madeira e como área de intervenção, conta com 32 países europeus, sendo 28 Estados–membros da União Europeia e, ainda, a Noruega, a Islândia, o Liechtenstein e a Suíça.
Para esclarecer os interessados sobre estas temáticas, a Casa do Povo da Calheta acolhe, no próximo dia 23 de Agosto, pelas 10h30, uma sessão de informação promovida pela conselheira regional da Rede EURES, Inês Mendonça, com a colaboração do Polo de Emprego da Calheta.
Os interessados em participar deverão contactar o Polo de Emprego através do telefone 291 822 300 ou do email [email protected].