Santana também assinalou hoje o Dia Mundial do Ambiente, celebrando a efeméride com um desfile de moda reciclada. Na Praça da Cidade nortenha, centros sociais municipais e escolas do primeiro ciclo desfilaram esta tarde numa passerelle que pretendeu sensibilizar para a importância ambiental, através da criatividade de alunos, encarregados de educação e utentes dos centros sociais na reutilização de materiais. Estes fatos de ‘corte e costura’ são depois guardados para futuras utilizações em outros certames no município.
Pela primeira vez o desfile focou-se no Dia Mundial do Ambiente com a reserva da Biosfera como pano de fundo. Ao DIÁRIO, Gabriel Faria, vereador com o pelouro do Ambiente admitiu que “são este tipo de actividades que por vezes sensibilizam os mais novos mas não só, os menos jovens também saem reforçados nas suas mentalidades e mais capazes de interagir com os seus netos por exemplo em questões ambientais”, referiu. O autarca destacou o facto de esta iniciativa ter previligiado actividades relacionadas com a reserva da Biosfera. “Temos a obrigação de demonstrar pro-actividade em torno da reserva, fazemos isso variadíssimas vezes. A forma mais ou menos mediática como as actividades são promovidas podem ser discutidas, temos a nossa forma de trabalhar, isso já foi assumido pelo presidente Teófilo”, justificou.
Esta actividade juntou meia centena de modelos na Praça da Cidade que dá assim continuidade aos últimos dias frenéticos de actividades que teve neste último fim de semana o culminar do Ultra Skymarathoon. Já nos próximos dias a Praça vai volta a vibrar, quando receber o Encontro Regional de Bandas Rock das escolas secundárias.