Festa popular na serra de Campanário está confirmada realizar-se no domingo, dia 21 de Novembro.
Depois do interregno na edição que estava prevista realizar-se o ano passado, devido à pandemia da covid-19, este ano está confirmada a retoma da Festa da Castanha da Serra, comemoração popular a realizar-se no domingo, dia 21 de Novembro, que volta a ter como cenário a mancha de castanheiros localizada nas serras entre Campanário e a Ribeira Brava, mais concretamente no Chão Boieiro/Campanário, próximo da Casa Florestal da Trompica.
Organizada pela Associação Desportiva do Campanário, a festa de forte cariz popular a acontecer durante o dia de domingo, volta a ter o patrocínio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, entre outras entidades/empresas, nesta que será a XI edição da Festa da Castanha da Serra, evento anual dinamizado no mês de Novembro, pela primeira vez promovido em 2010.
Tal como em edições anteriores, o figurino deste Festa da Castanha da Serra 2021 contempla várias actividades, nomeadamente caminhadas orientadas na zona alta, com início nas Fontes/Ribeira Brava (2h30 de duração estimada) e na Boca da Corrida/Jardim da Serra (3h), ambos os trajectos com final no local da festa.
Nesta festa para todos o destaque na animação musical volta a ser o Encontro Popular de Acordeões e Concertinas. Destaque também para a gastronomia típica da serra – sopa de castanha, sopa de trigo, bolo da serra, pão caseiro, poncha de castanha, bolos e outras iguarias – e para a dinamização de actividades de recreação desportiva para todos, com jogos tradicionais – pião, roda do lenço, saltar à corda e outros.
Nesta edição haverá também espaço para a cultura, com a apresentação do livro ‘Histórias de Vida das Gentes de Cima’ da autoria de Andreia Silva.
A grande novidade na edição deste ano, caso as condições atmosféricas apontem para a possibilidade de precipitação, será a montagem de tenda gigante no descampado onde é habitualmente montada a popular Festa da Castanha da Serra.