Mais do que a retoma do Festival da Truta/Rota da Sidra, a realizar-se na última semana de Maio (de 25 a 29), em São Roque do Faial, a grande novidade neste regresso do arraial temático é a sua deslocalização para junto da escola e polidesportivo localizados na parte baixa da freguesia.
“A Casa do Povo de São Roque do Faial decidiu voltar a organizar o Festival da Truta/Rota da Sidra, de 25 a 29 de Maio, nos moldes habituais, ou seja, como era feito antes da pandemia”, confirmou Heliodoro Dória, presidente da Casa do Povo local.
Em 2020 o evento não se realizou por causa da COVID-19 e no ano passado o mesmo foi organizado de forma condicionada, sendo maioritariamente em formato on-line.
“A grande novidade deste ano é a mudança de local. As edições anteriores decorreram no centro da nossa freguesia, junto à igreja. A edição deste ano será na parte baixa da freguesia, no Sítio dos Terreiros, mais concretamente junto ao Edifício Escolar de São Roque do Faial, onde se situa também o polidesportivo da nossa freguesia”, revela o dirigente.
Sobre o local escolhido, “apesar se ser na periferia de São Roque do Faial, é uma zona mais central se tivermos em conta as freguesias vizinhas do Faial e do Porto da Cruz”, justifica. Outra vantagem do local escolhido é este ficar “a cerca de 300 metros da via expresso” Machico – Santana, mais concretamente entre o troço que liga o Porto da Cruz ao Faial. “Além disso o espaço é mais amplo para a montagem de todo o evento. Um aspecto que tivemos em conta foi a disponibilidade de estacionamentos ser significativamente maior. Outra vantagem é ficar junto à ribeira de São Roque, a que passa pelo Ribeiro Frio, permitindo assim promover a Pesca à Truta”, esclarece.
O desejo da Casa do Povo de São Roque do Faial é que “este seja o evento que traga a normalidade às festividades nesta zona nordeste da Madeira. Por essa razão estamos a preparar um programa diversificado e apelativo de modo a podermos ter muita gente a passar no recinto do festival”, assegura, mas ainda sem revelar o cartaz para os cinco dias do festival.
“Continuamos a ter como principais objectivos divulgar a nossa gastronomia e a nossa terra. Alavancar e economia local promovendo os restaurantes participantes e ajudar os produtores de sidra a escoarem o seu produto. A divulgação e valorização da cultura da nossa terra será uma constante ao longo do evento, até porque, ao longo do mesmo, decorrerá o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, um certame que já vai para a sua 28.ª edição”, lembra.
Desde já fica o convite à população em geral “para agendar uma passagem por São Roque do Faial onde poderá ser degustada uma excelente truta e/ou provar sidra de grande qualidade, apreciar boa música, desfrutar das nossas bonitas paisagens e ainda experimentar a pesca à truta. Motivos não vão faltar para uma passagem pela nossa pitoresca freguesia”, concretiza.