• São Roque do Faial
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Comemoração do Dia da Freguesia ‘enche’ o mês de Março
11 Março, 2022
Congresso da ANAFRE leva extensa comitiva a Braga
11 Março, 2022

Retoma do Festival da Truta/Rota da Sidra tem como novidade a mudança de local

11 Março, 2022 às 11:18

foto DR

Mais do que a retoma do Festival da Truta/Rota da Sidra, a realizar-se na última semana de Maio (de 25 a 29), em São Roque do Faial, a grande novidade neste regresso do arraial temático é a sua deslocalização para junto da escola e polidesportivo localizados na parte baixa da freguesia.
“A Casa do Povo de São Roque do Faial decidiu voltar a organizar o Festival da Truta/Rota da Sidra, de 25 a 29 de Maio, nos moldes habituais, ou seja, como era feito antes da pandemia”, confirmou Heliodoro Dória, presidente da Casa do Povo local.
Em 2020 o evento não se realizou por causa da COVID-19 e no ano passado o mesmo foi organizado de forma condicionada, sendo maioritariamente em formato on-line.
“A grande novidade deste ano é a mudança de local. As edições anteriores decorreram no centro da nossa freguesia, junto à igreja. A edição deste ano será na parte baixa da freguesia, no Sítio dos Terreiros, mais concretamente junto ao Edifício Escolar de São Roque do Faial, onde se situa também o polidesportivo da nossa freguesia”, revela o dirigente.
Sobre o local escolhido, “apesar se ser na periferia de São Roque do Faial, é uma zona mais central se tivermos em conta as freguesias vizinhas do Faial e do Porto da Cruz”, justifica. Outra vantagem do local escolhido é este ficar “a cerca de 300 metros da via expresso” Machico – Santana, mais concretamente entre o troço que liga o Porto da Cruz ao Faial. “Além disso o espaço é mais amplo para a montagem de todo o evento. Um aspecto que tivemos em conta foi a disponibilidade de estacionamentos ser significativamente maior. Outra vantagem é ficar junto à ribeira de São Roque, a que passa pelo Ribeiro Frio, permitindo assim promover a Pesca à Truta”, esclarece.
O desejo da Casa do Povo de São Roque do Faial é que “este seja o evento que traga a normalidade às festividades nesta zona nordeste da Madeira. Por essa razão estamos a preparar um programa diversificado e apelativo de modo a podermos ter muita gente a passar no recinto do festival”, assegura, mas ainda sem revelar o cartaz para os cinco dias do festival.
“Continuamos a ter como principais objectivos divulgar a nossa gastronomia e a nossa terra. Alavancar e economia local promovendo os restaurantes participantes e ajudar os produtores de sidra a escoarem o seu produto. A divulgação e valorização da cultura da nossa terra será uma constante ao longo do evento, até porque, ao longo do mesmo, decorrerá o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, um certame que já vai para a sua 28.ª edição”, lembra.
Desde já fica o convite à população em geral “para agendar uma passagem por São Roque do Faial onde poderá ser degustada uma excelente truta e/ou provar sidra de grande qualidade, apreciar boa música, desfrutar das nossas bonitas paisagens e ainda experimentar a pesca à truta. Motivos não vão faltar para uma passagem pela nossa pitoresca freguesia”, concretiza.

Share
Orlando Drumond
Orlando Drumond

Publicações relacionadas

21 Março, 2023

Machico promove Orçamento Participativo


Ler mais
20 Março, 2023

Seixal recuperou levada geral


Ler mais
17 Março, 2023

Caniço promove ‘workshop’ em parceria com a DECO


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Machico promove Orçamento Participativo
  • Escola do Lombo do Guiné participa em dois projectos Eramus
  • Seixal recuperou levada geral
  • Imaculado celebrou Dia de São José e do Pai
  • Caniço promove ‘workshop’ em parceria com a DECO
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.