Passados 14 anos da edição de estreia da Revista ‘Por Terras Tabaqueiras’, a Casa do Povo de São Roque do Faial acaba de lançar o terceiro número da revista que destaca a cultura da referida freguesia nortenha.
A apresentação da nova edição, ontem, entre as entidades locais, municipais e regionais presentes, destaque para as presenças da vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, Rubina Leal, e do secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
Estreada em 2008, a revista ‘Por Terras Tabaqueiras’ viria a ter um segundo número editado em 2010. Passada mais de uma década, eis a 3ª edição 2022 da revista lançada pela Casa do Povo e que continua a ter como principal objectivo o registo e divulgação das actividades daquela instituição ao longo dos anos.
“Como este tipo de publicação tem custos e requer muito trabalho de recolha de informação e compilação de fotos, a Direcção da Casa do Povo decidiu que a mesma terá uma periodicidade bianual. Assim sendo, este número pretende passar em revista a vida da nossa instituição ao longo dos anos 2020 e 2021”, refere Heliodoro Dória, presidente da direcção da Casa do Povo de São Roque do Faial.
“Pretendemos inovar e, em cada publicação, incluir um subtítulo que circunde o tema central da publicação. Nesse sentido, surge: Por Terras Tabaqueiras ‘Vivências de um povo’. Por essa razão é que no primeiro capítulo estão vários testemunhos de nossos conterrâneos, que contam as suas vivências, ficando assim registado um pouco de como se vivia em São Roque do Faial há 70 ou 80 anos”, esclarece.
“Mantendo o foco nas actividades da Casa do Povo, é normal que muito do que se encontra na revista seja fruto das inúmeras actividades que, ano após ano, a nossa instituição através dos seus cinco grupos culturais e das várias valências vai organizando e desenvolvendo sempre em prol das nossas gentes e da divulgação de São Roque do Faial”, reforça o dirigente.
Saiba mais sobre esta publicação na edição impressa de hoje do seu DIÁRIO (pág. 2).