Foi na semana passada que funcionários da Câmara Municipal da Ribeira Brava deram início, este ano, à limpeza de caminhos florestais que integram a estratégia municipal de combate aos incêndios.
Os trabalhos decorreram em pouco mais de 2 km de caminho em terra batida, nas serras do Campanário, acesso que permite chegar de forma mais eficaz aos Terreiros, zona que quase todos os anos tem servido palco às chamas, “podendo ameaçar as famílias residentes nas proximidades”, salientou ao ‘Diário das Freguesias’ fonte da Câmara Municipal.
Desta feita, os funcionários da autarquia ribeirabravense procederam à remoção da vegetação que ocupava a zona de passagem e trataram da normalização do piso, pois dada a natureza da via este tipo de intervenções são necessárias para garantir a circulação de veículos em segurança, nomeadamente viaturas das forças de socorro.
De notar que, o acesso agora limpo representa, também, “um apoio à agricultura, já que existem neste local diversos terrenos cultivados”.
Nas próximas semanas, conforme fez saber o gabinete de Ricardo Nascimento, serão realizadas acções do mesmo género noutras localidades do concelho, sobretudo em zonas consideradas de risco, onde a propagação do fogo tem sido uma constante.
Esta limpeza foi garantida “a cem por cento pelos serviços municipais, num plano de intervenção frequente ao longo do ano, em todos os caminhos florestais do município”, aponta a autarquia.
180 mil euros para bombeiros
Refira-se que, no âmbito das medidas de combate a incêndios inclui-se a assinatura do protocolo que a Câmara Municipal da Ribeira Brava assinou, este ano, com a Associação de Bombeiros da Ribeira Brava, correspondente a um apoio de 180 mil euros anuais. Juntam-se a estes valores, mais uma previsão de cerca de 7 mil euros que visam assegurar a alimentação dos operacionais empenhados na prevenção dos incêndios florestais nos meses de Verão.