Foi no passado Sábado que a vereda entre a Fajã Escura e o Pico Grande, no Curral das Freiras, foi palco da 3.ª edição do Km Vertical de Câmara de Lobos. Com organização da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra esta é uma prova que integra o calendário de competições do Campeonato Nacional de Vertical, a Taça da Madeira de Vertical, o Troféu Nacional da Juventude e o Troféu Nacional de Clubes da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Tal como já vem sendo habitual, os atletas parte com intervalos de 30 segundos. Depois da partida, às 8h30, saíram 137 atletas, vindo a registar-se apenas duas desistências, apesar da dureza desta prova.
O Ricardo Gouveia, do Clube de Aventura da Madeira, ficou em 1.º lugar na classificação geral masculina, sagrando-se, assim, Campeão Nacional Km Vertical 2018, com o tempo de 00:40:10 segundos. Em 2.º lugar ficou Guilherme Lourenço, do CRP – Ribafria, com o tempo de 00:40:23 segundos e em 3.º Marco Silva, da AD Galomar, com o tempo de 00:42:05 segundos. Já nos femininos, Carla Brandt, do Clube Aventura da Madeira, foi a vencedora com 00:55:37 segundos, sagrando-se, desta forma, Campeã Nacional de Km Vertical 2018. Em 2.º lugar ficou Olívia Sousa, do CEE – Clube Escola do Estreito, com o tempo de 00:55:55 segundos e em 3.º lugar a sua colega de equipa Sara Rodrigues com o tempo de 00:56:01 segundos.
No escalão de Juvenis coube a Francisco Henriques, do Grupo Desportivo do Estreito, o 1.º lugar, com o 16.º lugar da classificação geral. No escalão de Juniores Pedro Teles, do CDE Santana ficou em 1.º lugar. No escalão de Vet 60 M Manuel Capelinha foi o grande vencedor, enquanto no mesmo escalão feminino foi Solange Ferraz, do Clube Montanha, a vencedora. Leonardo Diogo do Clube Aventura da Madeira ganhou o 1.º lugar no escalão Vet 50 M e a Iolanda Henriques (CFA) nos femininos do mesmo escalão. Flávio Remesso, da ADRAP, e Carla Brandt, do Clube Aventura da Madeira, foram os vencedores do escalão Vet 40, masculinos e femininos, respectivamente. Nos Seniores, Ricardo Gouveia e Olívia Sousa foram os vencedores.
Já no que respeita à classificação colectiva, em masculinos, o Clube de Aventura da Madeira ficou em 1.º lugar, seguido da ACD Jardim da Serra, em 2.º, e a AD Galomar em 3.º. Já na classificação colectiva feminina em 1.º lugar ficou o CEE – Clube Escola do Estreito, seguido do Clube de Aventura da Madeira que ficou com a segunda posição.