A época de arraiais tradicionais madeirenses chega ao fim este fim-de-semana com festa na paróquia do Rosário, em São Vicente.
A componente religiosa e litúrgica inclui missa em honra da padroeira, amanhã às 13 horas, sendo presidida pelo bispo do Funchal, António Carrilho, a que se segue a habitual procissão.
A missa da vigília é celebrada hoje à noite, pelas 20h30, cabendo ao padre Hugo Gomes, pároco do Rosário, celebrar a liturgia solenizada pelo Grupo Coral de São Vicente.
Na segunda-feira é celebrada missa de acção de graças, também pelas 20h30.
O arraial começou na quinta-feira com animação musical. Pelo palco das festas já passaram os Lordes, o DJ Williams, os Animatura e o DJ Sérgio Soares.
No sábado, dia 6 de outubro, a partir das 14 horas terá lugar a visita aos sítios acompanhada pela Banda da Casa do Povo de São Vicente com o objectivo é a recolha de ofertas para o bazar que será colocado no adro.
Hoje já deu o fogo do meio dia e há espaço para as actuações do conjunto Montreal, sendo que depois do fogo de artifício surge em palco DJ Fire que dará música até às 6 da manhã.
No domingo o arraial será animado com o Grupo Madeira Despique às 17 horas e com o conjunto ElectroBand das 20h30 à meia noite.
A paróquia do Rosário foi constituída a 24 Novembro de 1960 por decreto de D. David de Sousa, então Bispo do Funchal. e entrou em atividade no dia 1 de Janeiro de 1961. A igreja que acolhe uma das festas religiosas mais afamadas da ilha foi edificada a partir de uma capela do século XVII e reedificada no século XIX.