
O Imaculado Coração de Maria encerrou, esta sexta-feira, as celebrações tradicionais do Natal com a festividade do Santo Amaro, através da iniciativa “Varrer os Armários”, promovida pela Junta de Freguesia.
A iniciativa voltou a afirmar a tradição como elemento vivo da identidade local, envolvendo a comunidade num percurso marcado pela música, pela alegria e pela forte ligação entre moradores, associações e comércio local.
O Varrer dos Armários contou com a participação ativa de elementos da Casa do Povo, da Universidade Sénior e do Grupo de Folclore MonteVerde que, pelo quarto ano consecutivo, se associou a esta ação, reforçando a sua dimensão cultural e intergeracional.
Integrada na chamada “Rota da Tradição”, a celebração teve início pelas 19h00 no Snack Bar Jardim de Santa Luzia, seguindo depois por vários estabelecimentos comerciais da freguesia, onde a música, os cantares tradicionais e o convívio foram recebidos com entusiasmo.
Ao longo do percurso, abriram também as portas à tradição e à festa o Supermercado Regional, a Sementes Auspiciosas, o Café do Imaculado, o Snack Bar A Malta e o Snack Bar Habitur, todos eles acolhendo os participantes com grande proximidade.
O ponto alto da noite aconteceu já perto das 22 horas, no Snack Bar A Pedra, onde o grupo foi recebido com uma mesa farta e um acolhimento caloroso, num momento que simbolizou o espírito do Santo Amaro, marcado pela generosidade, partilha e sentido de pertença.
Na ocasião, o presidente da Junta, Pedro Araújo, destacou “o extraordinário envolvimento dos participantes e dos estabelecimentos”, enaltecendo “a vitalidade da freguesia” e sublinhando que “o Imaculado é uma comunidade viva, participativa e orgulhosa das tradições”.