A Fundação São João de Deus, instituição particular de solidariedade social, vocacionada para o auxílio aos doentes e aos mais carenciados, à qual está associada a Casa de Saúde São João de Deus, no Trapiche, estreia hoje um projecto no âmbito da saúde mental já existente na cidade de Lisboa mas que será pioneiro na Região.
A ‘Academia da Memória’ terá uma duração prevista de três meses e prevê a realização de sessões semanais de estimulação cognitiva, com o objectivo de prevenir o declínio cognitivo na idade adulta, potenciando um envelhecimento activo. Os encontros serão realizados no Hotel Meliã Madeira Mare, a começar hoje, a partir das 17h30, com a duração aproximada de 1 hora e 30 minutos. Conforme deu conta a Fundação, o projecto conta com o apoio da mencionada unidade hoteleira, a que se junta o contributo da ASA – Associação para o Desenvolvimento da freguesia de Santo António.
Refira-se que este projecto visa prevenir os síndromes demenciais e, no caso da existência dos mesmos, a minimização dos danos e o retardamento da progressão da doença.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição por email ([email protected]) ou por telefone (924439232). O valor arrecadado com as inscrições reverterá para os projectos que a Fundação tem em curso.