A Banda Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, Alcanede, distrito de Santarém, estará na Região no próximo fim-de-semana, participando no sábado no 2º Encontro de Bandas Filarmónicas do Caniço, juntamente com a filarmónica local e a Banda da Ribeira Brava.
A vinda à Madeira da Banda continental é o resultado da relação recíproca estabelecida este Verão com a Banda Filarmónica do Caniço e Eiras. Acontece na sequência do primeiro intercâmbio da banda madeirense, que no passado mês de Julho, entre os dias 19 e 22, esteve na freguesia de Alcande, Concelho de Santarém, a convite da Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho. Depois dessa “recepção fenomenal”, segundo Paulo Nóbrega, presidente da Filarmónica do Caniço e Eiras, “chegou a vez desta Associação receber os convidados de honra, nos próximos dias 6 a 9 de Setembro”. Apesar da curta estada, a banda anfitriã preparou um ‘roteiro gastronómico’, associando aos passeios programados para mostrar vários locais da ilha a gastronomia tradicional.
Paulo Nóbrega realça o trabalho em equipa que foi conseguido para poder realizar este intercâmbio, onde “todos os músicos e os sócios mais ferrenhos ajudaram e trabalharam em barracas de angariação de fundos”.
Destaca por isso o empenho de todos os que se envolveram, evidenciando “que quando uma Associação se compromete com um projecto destes tem que o levar até ao fim, pois é o nome e imagem da Associação e da nossa freguesia, e inclusive da nossa Ilha, que está em jogo”.
O 2° Encontro de Bandas Filarmónicas do Caniço, a realizar ao final da tarde deste sábado, no Largo Padre Lomelino Barreto – em frente à igreja -, além da convidada Banda Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, terá também a presença da Banda Municipal da Ribeira Brava e da anfitriã Banda Filarmónica do Caniço e Eiras. O arranque deste festival está programado para as 17h45.