A Junta de Freguesia de São Gonçalo está a proceder à instalação, reabilitação e pintura de diversos varandins nos becos, veredas e caminhos da freguesia. O presidente da autarquia diz estar a cumprir um “compromisso perante a população” considerando ser “fundamental” este tipo de estruturas por “facilitar a mobilidade e apoio da população, sobretudo a mais envelhecida nos acessos às suas habitações”.
“Foi efectuado um levantamento sobre os locais mais recônditos da freguesia, onde impera a maior necessidade de instalação de guardas e varandins. Uma vez, identificados e elencados os diversos locais, o executivo de freguesia, levou a cabo a instalação dos referidos varandins e guardas pedonais, proporcionando, sobretudo, à população mais idosa, suporte e apoio na mobilidade garantindo para o efeito segurança”, justifica a medida.
Tiago Freitas identificou com sendo fundamental a instalação de varandins na totalidade da Vereda do Cedro, bem como, na Travessa do Clube 1o Maio e ainda no acesso do Caminho da Bica de Pau à Rua Velha de Igreja, permitindo e facilitando a circulação dos moradores em conforto e segurança até às suas habitações.
Diz o autarca social-democrata que algumas varandas e guardas de segurança “encontravam-se deterioradas, fruto da falta de manutenção de alguns anos e nessa conformidade, recuperamos e pintamos diversos varandins, nomeadamente, no acesso da Estrada do Aeroporto ao Farrobo de Baixo/Canto do Muro, Travessa do Vale Paraíso, Impasse Fonte das Neves e Caminho Velho da Igreja”.
Promete que vai iniciar ainda a instalação e respectiva pintura de um varandim de apoio em toda a extensão da vereda que se situa entre a Rua Conde Carvalhal e a Rua da Montanha, facilitando a locomoção pedonal dos transeuntes: “Decidimos recuperar, concertar e pintar diversos varandins que estavam muito necessitados manutenção, com uma cor que alerte para existência de guardas de segurança e apoio.
A cor é um elemento de extrema importância na composição dos sistemas de sinalização, quando aplicada corretamente possui o poder de influenciar e alertar para diversas situações”, complementa.
A Coligação Funchal Sempre à Frente venceu as eleições autárquicas com 47,2%. Tiago Freitas é desde 2021 presidente da Junta de São Gonçalo.