O executivo da Junta de Freguesia de São Gonçalo implementou uma campanha inovadora de sensibilização rodoviária, com a colocação de cartazes informativos em diversas ruas e estradas da freguesia. Esta acção inédita, tanto no concelho do Funchal como na Região, tem como objectivo alertar os condutores para a necessidade de reduzir a velocidade, contribuindo para a segurança dos peões, especialmente em áreas residenciais e de grande circulação pedonal.
As mensagens, embora simples, foram estrategicamente posicionadas em locais onde há maior risco ou preocupação por parte da população face à velocidade excessiva. Segundo o presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas, esta iniciativa surge após a constatação de que “velocidades absurdas” em determinadas zonas têm colocado em risco a segurança dos moradores.
“O Executivo de Freguesia, pelas visitas diárias que tem efetuado pelos diversos locais da freguesia, tem constatado, por vezes, velocidades absurdas que podem colocar em causa a segurança dos nossos moradores. Nessa conformidade, optámos por criar uma dinâmica de alerta e de sensibilização para a prevenção na moderação da velocidade por parte dos automobilistas”, afirmou Tiago Freitas.
A campanha já tem sido bem recebida pela população local, que reconhece a importância desta acção para a segurança comunitária. “Esta iniciativa implementada tem acolhido a melhor aceitação por parte dos nossos moradores, revelando que estamos juntos e solidários na segurança de todos, quer moradores, quer automobilistas”, destacou o presidente da Junta.
A Junta de Freguesia de São Gonçalo reforça que continuará a trabalhar lado a lado com a população para garantir uma freguesia mais segura e humana, investindo na melhoria das condições de mobilidade e segurança.