A Junta de Freguesia de São Gonçalo está a levar a cabo uma campanha de sensibilização para alertar para a importância de se recolherem os dejetos dos animais de companhia. “A iniciativa reforça a necessidade de responsabilidade cívica, promovendo a limpeza e a saúde pública nos espaços comunitários”, indica nota à imprensa.
Nesse sentido, foram instalados nos jardins da Junta de Freguesia diversos avisos e etiquetas em torneiras de água pública, destinadas principalmente à rega eventual e para evitar o uso indevido, como a lavagem de automóveis.
“As mensagens destacam a importância da poupança de água, um recurso limitado e essencial à vida, e alertam para a urgência de poupar e reutilizar sempre que possível. Esta iniciativa educativa da Junta de Freguesia de São Gonçalo visa sensibilizar os moradores para a necessidade de usar a água pública com moderação e eficiência, promovendo práticas sustentáveis que beneficiam toda a comunidade”, indica.
A mensagem que se quer pensar é simples: “ao sair de casa para passear com os seus animais de estimação, leve sacos para recolher os dejetos e deposite-os, devidamente acondicionados, nos contentores de lixo indiferenciado”.
“A proliferação de dejetos caninos em passeios, caldeiras de árvores e espaços verdes tem sido um problema recorrente na freguesia. Tanto os detentores de animais quanto outros cidadãos, preocupados com a questão, têm sinalizado e reclamado, com toda a razão, por mudanças de comportamento. Este problema afeta negativamente a imagem das ruas onde
vivemos, espaços frequentados por crianças, idosos e animais, e que utilizamos para receber familiares e amigos. A solução exige um compromisso colectivo para garantir a limpeza e a valorização dos espaços públicos, reforçando o respeito e a responsabilidade de todos pela comunidade”, refere o presidente Tiago Freitas
Um outra preocupação da Junta é a utilização indevida de água potável pública. Esta deve ser usada de forma moderada. A Junta de Freguesia de São Gonçalo, através desta mensagem central,
pretende reforçar que a colaboração de todos é fundamental para o sucesso destas iniciativas. Tanto a higiene urbana quanto a gestão sustentável da água contribuem para um ambiente mais saudável e harmonioso para todos.