Foi com o objectivo de consciencializar a população sobre a prevenção e controlo do cancro da mama que se realizou, no passado dia 25 de Outubro, por iniciativa do núcleo de voluntários da Delegação de Santana da Liga Regional Contra o Cancro, uma caminhada que reuniu cerca de uma centena de pessoas da freguesia e arredores. Fizeram-se representar também as autarquias locais, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal de Santana, da Junta de Freguesia de São Jorge e do Arco de São Jorge.
A EB1/PE/C de São Jorge associou-se também ao movimento rosa com o objectivo de contribuir para a sensibilização da comunidade educativa local para esta problemática.
Assim, no dia 28 de Outubro de 2019, a comunidade escolar saiu à rua com uma açucena cor de rosa na mão, passando pelas ruas centrais. No regresso à escola foi construído, à semelhança de um muro da esperança, um laço rosa com a flor que cada um lá depositou.
Neste dia, em que se celebrava também o Dia Mundial da Terceira Idade, os avós vieram à escola, num momento Intergeracional, em que avós e netos fizeram alguns jogos tradicionais da localidade. Seguiu-se um momento de partilha, colaboração das famílias, em que foram partilhados os frutos da época, antecipando a vivência do Pão-Por-Deus, aproveitando a presença dos avós.
Depois, foi feito um laço humano no pátio, laço que surgiu com o objectivo de se associar ao movimento rosa, mas também sensibilizar para a importância de os mais jovens valorizarem os laços afectivos entre gerações.