• São Martinho
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Grande Prémio Arca Da Ajuda / Junta de Freguesia de São Martinho realiza-se a 20 de Dezembro
17 Dezembro, 2018
Proposta para a criação do Primeiro Grémio Literário da Freguesia de São Martinho
21 Dezembro, 2018

São Martinho aprova orçamento centrado nas pessoas

21 Dezembro, 2018 às 3:42

Foi na terça-feira passada que teve lugar, em São Martinho, a habitual reunião da Assembleia de Freguesia, tendo sido aprovado o Orçamento apresentado pelo executivo para o ano de 2019, com os votos a favor da Coligação Confiança, CDS e Vogal Independente. Apenas o PSD se absteve.

A Junta de Freguesia prevê pouco mais de 808 mil euros de receitas, que serão distribuídas pelas mais diversas áreas de actuação e competência.

Um orçamento que Duarte Caldeira Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, destaca “pelo forte investimento social”, que contará com 261 mil euros distribuídos pelos vários programas sociais já devidamente regulamentados, nomeadamente apoios nas áreas da habitação, alimentar, de emergência social e aos alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino universitário.

Os apoios às escolas e associações contarão com uma verba de 50 mil euros, pois o líder do executivo de São Martinho considera que “são verdadeiros parceiros no trabalho feito em comunidade, pela comunidade”.

Para a cultura, a verba ascende aos 55 mil, onde a Junta prevê repetir os sucessos anteriores, como têm sido as ‘Noites de Verão’, ‘Jardim dos Sabores’, ‘Festival de Folclore’ e o ‘Jardim Arte’. Um valor que, nesta Assembleia, o PSD apontou ser elevado, tendo Duarte Caldeira Ferreira salientado que “a Cultura é intocável no projecto delineado para São Martinho, ainda mais não havendo qualquer apoio do Governo Regional nas actividades referidas”. Nesta área foi aprovado por unanimidade uma recomendação do CDS para a realização de encontros literários dinamizados pela Junta de Freguesia nas escolas do ensino básico.

O Presidente da Junta afirmou ainda que “não descuramos os investimentos na freguesia e, para tal, contamos com uma verba que ultrapassa os 71 mil euros, dos quais o executivo destaca o investimento nos projectores interactivos para as escolas do 1.º ciclo, dando assim um salto qualitativo no ensino em São Martinho”.

Em virtude dos programas de ocupação temporária de desempregados do Instituto de Emprego da Madeira não beneficiarem em 2018 a Freguesia de São Martinho com qualquer elemento, a Junta viu-se obrigada a reforçar o seu quadro de pessoal com um Assistente Operacional, através da lei de regularização dos precários. Uma vaga que foi aprovada nesta Assembleia

No Período de Antes da Ordem do Dia, foi aprovado por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de Manuela Castanha, vogal da Assembleia de Freguesia, desde o mandato anterior.
Foi também aprovado um voto de louvor ao atleta Mariano Abreu, que vestiu as camisolas da Associação Reinventa e da Associação Joeira, ambas de São Martinho, na modalidade de Futebol de Rua, tendo por essa via, chegado à Selecção Nacional. Com a participação no Mundial do México, consagrou-se melhor guarda redes do mundo nessa modalidade.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

22 Maio, 2025

HBG promove várias manifestações artísticas esta sexta-feira


Ler mais
21 Maio, 2025

Lombo do Guiné em Mobilidade pelo Projecto Erasmus “NO TIME”


Ler mais
12 Maio, 2025

HBG acolhe parceiros de projecto MUSED da Erasmus+


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro
  • Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022
  • ‘Festa da Flor no Imaculado’ realiza-se este sábado no Jardim de Santa Luzia
  • Imaculado recupera edifício do pré-escolar da ‘Bartolomeu’
  • HBG promove várias manifestações artísticas esta sexta-feira
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.