Na passada sexta-feira, foram mais de cinco centenas os cabazes de Natal distribuídos pela Junta de Freguesia de São Martinho a outras tantas famílias residentes nos vários sítios da freguesia. A iniciativa que se vem repetindo nos últimos anos visa proporcionar uma época natalícia mais confortável aos seus habitantes, conforme adiantou Duarte Caldeira Ferreira ao ‘Diário das Freguesias’.
Para além dos habituais cabazes regulares, com artigos essenciais para o dia-a-dia de uma família, nestes cabazes de Natal foram incluídos artigos que habitualmente são consumidos pelos madeirenses nesta época do ano, nomeadamente a o bolo de mel e as broas, sem esquecer o queijo e as azeitonas, de forma a que a mesa do dia de Natal seja mais farta e mais alegre para todos os fregueses. E como o melhor do Natal são as crianças, a Junta de Freguesia não quis deixar de as surpreender com um presente especial. Cerca de 100 meninos e meninas de São Martinho puderam levar para casa o seu presente.
Este ano, a iniciativa chegou a 520 famílias, num total orçado em 17 mil euros. Um valor importante, “não só pelo seu peso, mas acima de tudo pela diferença que faz às famílias agora beneficiadas”, conforme refere Duarte Caldeira Ferreira. O autarca reforça ainda que “este é um programa social que merece sempre especial atenção da Junta, visto abranger as famílias mais carenciadas da nossa Freguesia”. Para o Presidente da Junta, esta é “uma forma de proporcionar a estas famílias a possibilidade de celebrarem a quadra natalícia nas mesmas condições que todas as outras famílias, independentemente da situação económica que enfrentam”. Na composição destes cabazes de Natal, mais uma vez, a Junta de Freguesia contou com a parceria de diversas empresas com actividade em São Martinho.
Este Espírito de Natal foi também levado às crianças da Fundação Zino, aquando da entrega de prendas de Natal naquela instituição localizada na freguesia. Um sentimento natalício que a Junta levou também às paróquias de São Martinho, tendo se associado à realização das diversas Missas do Parto. É desta forma que a Junta procura promover as tradições mais genuínas da Festa do Natal madeirense.