A Junta de Freguesia de São Martinho irá ser distinguida com a Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI 2023, na sequência da candidatura relativa às acções, projectos e actividades realizadas pela freguesia durante o biénio 2021/22.
Esta distinção, feita pela Associação Bandeira Azul da Europa, irá ser oficialmente anunciada na sessão pública de divulgação de resultados, que se realizará no dia 13 de julho, na Casa das Artes em Miranda do Corvo. Mas o executivo foi já informado do resultado, sendo que a sua candidatura foi avaliada em 84%, a melhor avaliação de sempre feita a São Martinho.
Visivelmente satisfeito, Marco Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia, destacou a importância desta distinção, considerando que este é o reconhecimento do trabalho feito na área ambiental pelo seu executivo. “Esta distinção, com esta avaliação histórica, vem atestar a qualidade do trabalho que temos vindo a fazer, desde que fomos eleitos: nas inúmeras ações de limpeza, nas acções de sensibilização ambiental, na formação”.
Conforme declarou, “foram desenvolvidas diversas iniciativas que visaram incentivar a promoção de ações de capacitação e educação para a sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento de competências específicas no âmbito da sustentabilidade, e motivando para a adoção de padrões de consumo mais sustentáveis, conforme determina a própria candidatura.”
O autarca garantiu ainda que este não é o ponto de chegada, mas antes o ponto de partida. “Vamos continuar a ser proativos na luta pela conservação do ambiente e pela sustentabilidade. Porque o que pretendemos é a mudança de comportamentos, que garantam um futuro risonho e sustentável para todos”.