A Junta de Freguesia de São Roque cumpriu hoje uma das principais tradições da quadra natalícia: a Missa do Parto celebrada às 6 horas da manhã, na Igreja Matriz, pelo Reverendíssimo Padre José Luís Rodrigues.
A celebração primou pelos cânticos católicos a anunciar o nascimento de Jesus e pela animação proporcionada pelo grupo ‘Madeira Despique – Gente Antiga’, animando todos os fiéis durante e depois da Missa do Parto.
No final da Missa, a animação fez-se sentir no Adro da Igreja, onde a população se reuniu para comer as tradicionais sandes de carne de vinho e alhos e beber o cacau quente.
“Este ano preparámos 1.000 sandes de carne de vinho e alhos e 200 litros de cacau quente”, adiantou Pedro Gomes, presidente da Junta de Freguesia de São Roque.
“Ao longo dos últimos anos o número de pessoas que participam nesta Missa do Parto foi crescendo e agora já aparecem muitos grupos de outras freguesias do Funchal”, explicou o autarca, sublinhando que este aumento fica a dever-se a dois factores: “ao mérito do Senhor Padre José Luís” e “à animação” proporcionada pela Junta de Freguesia local no Adro da Igreja.
A animação em São Roque, logo pela manhã, tem como objectivo final a dinamização da economia local e da economia familiar, à semelhança de todos os eventos promovidos pela Junta de Freguesia. “São muitos aqueles que aproveitam as épocas festivas e os eventos para vender as iguarias típicas, desde as sandes, o cacau, passando pelos licores até as ponchas tradicionais, o que acaba por reverter a favor dos nossos comerciantes e feirantes”, rematou Pedro Gomes.