O secretário regional da Saúde com a tutela da Protecção Civil, Pedro Ramos, esteve hoje no Sítio do Lombo do Jamboeiro, para entregar um Kit de Protecção Civil à Junta de Freguesia de São Roque.
“Esta é uma grande novidade no que diz respeito à protecção de pessoas e bens, dotando o zona e a população de meios de socorro e de combate a incêndios numa primeira fase de ignição”, disse o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes.
A Junta de Freguesia assumiu a aquisição da boca-de-incêndio, a recuperação de um poço de rega a montante, e a obra de ligação subterrânea entre o poço de rega e a boca-de-incêndio, para proteger a população face a eventuais catástrofes.
“Nos incêndios de 2016 nas zonas altas não havia água suficiente para combater os incêndios. O poço a montante do Lombo Jamboeiro estava cheio e não conseguíamos lá chegar”, recordou, Pedro Gomes, referindo que havendo poços de rega a montante só faltava fazer as ligações às bocas-de-incêndio. “E foi esta a obra que a Junta de Freguesia de São Roque realizou em 2017, apostando efectivamente na protecção e defesa das pessoas”, sublinhou o autarca social-democrata.
A Secretaria Regional da Saúde e da Protecção Civil, por seu turno, actuou em duas frentes de apoio à freguesia, enalteceu Pedro Gomes. Por um lado, entregou o Kit de Protecção Civil constituída por dois lances de mangueiras, agulheta e dois redutores. Por outro vai colocar à disposição da Junta de Freguesia local, elementos da Protecção Civil Regional para dar formação aos cidadãos comuns para que este saibam como utilizar de forma correcta o equipamento, e como comportar-se numa primeira resposta a situações de catástrofe.
Para Pedro Gomes esta aposta da Junta de Freguesia de São Roque poderá ser replicada nas zonas altas de todas as freguesias para protecção das populações. “Esta sempre foi uma preocupação da Junta de Freguesia e isto é que é trabalhar efectivamente para as pessoas”, rematou.
O autarca aproveitou para agradecer o “empenho” do secretário regional da Saúde na ajuda da população de São Roque e a “disponibilidade” do proprietário da última casa do Lombo do Jamboeiro, Lourenço Silva, onde foi instalada a boca-de-incêndio.