Foi na reunião de Câmara que decorreu esta manhã que o executivo da Câmara Municipal de São Vicente aprovou por unanimidade a distribuição de pouco mais de 699 mil euros pelas diferentes entidades do concelho, entre as quais as três Juntas de Freguesia: São Vicente, Ponta Delgada e Boaventura.
Se no caso das Juntas de freguesia as verbas atribuídas se destinam à gestão e manutenção de infraestruturas, bem como no desenvolvimento de políticas de proximidade, dando assim continuidade ao interesse público local; já no caso de muitas outras instituições, as verbas designadas a cada uma delas têm por finalidade a prossecução das suas actividades de carácter social, recreativo, cultural e desportivo.
Assim sendo, a cada junta de freguesia foram atribuídos 60 mil euros. A maior fatia orçamentada nesta rúbrica destina-se às Associação de Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, que vai receber 198 mil euros; a ADENORMA – Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira surge logo depois, com 150 mil euros. Duas das três Casas do Povo também receberam valores superiores a 20 mil euros, com a de Ponta Delgada a somar 24 mil euros e a de São Vicente outros 22 mil e oitocentos euros; já a de Boaventura fica-se pelos 16 mil e duzentos euros. Nestas contas, nota ainda para os montantes atribuídos ao Grupo Coral de São Vicente, com 7 mil e oitocentos euros; à Associação Cultural e Desportiva da Boaventura, com 4 mil e oitocentos euros; a Associação Desportiva e Recreativa de Ponta Delgada, com 12 mil euros; ao Valour Futebol Clube coube outros 12 mil euros. Da lista fazem ainda parte o Clube Naval de São Vicente, com 9 mil euros; a Associação Cultural e Desportiva de São Vicente, com 45 mil euros; a Associação de Solidariedade Social Crescer sem Risco, receberá 9 mil euros e ao Centro Paroquial e Social do Senhor Bom Jesus cabem 4 mil e oitocentos euros. De referir que o Clube de Tiro e Caça de São Vicente é quem fica com a menor fatia, somando, ainda assim, 3 mil oitocentos e quarenta euros.
Segundo fez notar o executivo liderado por José António Garcês, os apoios atribuídos representam um acréscimo de mais de 180 mil euros no orçamento da Câmara, relativamente aos apoios cedidos em 2018.
De salientar que a cerimónia de assinatura dos protocolos com todas estas entidades terá lugar na próxima semana, dia 7 de Fevereiro, às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente.