Os ânimos aqueceram esta tarde no debate ‘Pensar a Freguesia do Monte – segurança, intervenções prioritárias e futuro’, promovido pela junta de freguesia do Monte e realizado no Colégio Infante Dom Henrique.
No decorrer do debate, o vereador João Pedro foi confrontado por uma moradora, Carla Mendonça, com a declaração de que o Largo da Fonte está seguro, tendo sido acusado de mentir.
A Autarquia do Funchal garante que o Largo da Fonte é um local seguro, mas tendo em conta a idade das árvores e as condições dos terrenos, não é possível ignorar os riscos futuros e por isso não autoriza eventos nem licenças para aquele espaço. Reforçou a ideia de que não há perigo, mas por haver a sensação de falta de segurança, não acha legítimo autorizar eventos, pelo menos para já.
Foi esta questão que suscitou a intervenção da moradora, Carla Mendonça, questionando a veracidade das declarações que apontam para a falta de perigo naquele local.
A intervenção no Largo da Fonte vai incluir o abate de várias árvores e só depois a Câmara Municipal do Funchal equaciona autorizar o normal funcionamento daquele espaço.
O debate sobre o Monte, integrado nas comemorações do 450.º aniversário da freguesia, conta ainda com a intervenção do vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado.