A 31.ª Semana Cultural da Ilha, promovida pela Casa do Povo local, chegou ao fim hoje, numa edição que voltou a fortalecer os laços que unem a comunidade à sua própria história e futuro. ‘Semeando Cultura – Da Ilha para a Ilha’ foi o tema deste ano, que se destacou pelo impacto social e pelo enriquecimento cultural dos intervenientes.
Desde 23 de Novembro, o programa diversificado ofereceu ao público um leque amplo de experiências artísticas e formativas. Exposições temáticas, preleções, debates, visitas de campo, expressões artísticas, actuações de grupos de música tradicional, apresentações de novos projectos musicais, bem como cinema, teatro de marionetas preencheram uma agenda que apostou na fusão equilibrada entre tradição e inovação.
“Esta combinação revelou-se essencial para consolidar o envolvimento crescente da comunidade, que acorreu em número superior ao esperado”, aponta a organização.
Já em 2026 haverá a actividade de comemoração Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável. Foi também anunciado para 2026, a realização de um filme, sobre o município de Santana, com ênfase na freguesia da Ilha, com produção de Neblina Filmes, participantes ativos das últimas edições desta semana cultural.
“A elevada adesão popular demonstrou não apenas o apreço pelas actividades, mas também a capacidade transformadora do evento, que se tem afirmado como um espaço privilegiado de aprendizagem, partilha e valorização do património cultural. Participantes, artistas e entidades locais reforçaram laços, aprofundaram conhecimentos e contribuíram para uma edição amplamente reconhecida pelo seu sucesso organizativo e pela qualidade das iniciativas”, indica.
“Ao longo desta 31.ª edição, ficou mais uma vez evidente que “da Ilha para a Ilha se semeou cultura”. A Semana Cultural reafirmou o compromisso contínuo de promover, preservar e valorizar o património que molda a identidade regional, mantendo-se como um marco essencial da vida cultural e comunitária”, termina a mesma nota.