Já arrancou a Semanda da Interculturalidade, que vai percorrer vários locais da Região, partindo da freguesia do Imaculado Coração de Maria. Esta terça-feira teve lugar a primeira das actividades que dão forma a esta iniciativa levada a cabo, entre hoje e o próximo dia 13 de Abril, pelo Núcleo da Região Autónoma da Madeira da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza.
O Espaço Geração Imaculado recebeu, assim, a oficina ‘Crioulo e Cultura Guineense’, proporcionando aos participantes um contacto com a riqueza linguística e cultural da Guiné-Bissau, através da experiência e conhecimento de Augusto Mané, convidado especial, que trouxe objectos e vestimentas tradicionais do seu país.
Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, conforme dá conta nota enviada à imprensa, deu conta da importância da interculturalidade como factor essencial para a coesão social. Pedro Araújo destacou, de caminho, o papel da EAPN Madeira na Comissão Social da freguesia, bem como a importância da empatia e o respeito mútuo num mundo globalizado.
Já Licínia Freitas, representante da EAPN Madeira, enalteceu o dinamismo da Junta de Freguesia na criação de iniciativas inclusivas e realçou a importância da Comissão Social do Imaculado, a única existente na Madeira ao nível das freguesias.
Após esta iniciativa que envolveu 15 participantes, a Semana da Interculturalidade regressa ao Espaço Geração Imaculado com mais uma oficina no próximo dia 3 de Abril, quinta-feira, dedicada ao tema ‘Língua e escrita urdo e cultura paquistanesa’, uma sessão que dará oportunidade dos participantes conhecerem melhor a diversidade cultural do Paquistão.