A Junta de Freguesia de São Martinho promovem, entre os dias 8 e 12 de Maio, a Semana da Saúde, que vai contar com um programa cheio de iniciativas. De acordo com nota à imprensa, este evento vai contar com a parceria do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas e colaboração de outros agentes, nomeadamente as escolas, a escola hoteleira, a Universidade Sénior, a Casa do Povo, a Associação de Orientação da Madeira e a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências.
Serão realizados rastreios, onde será avaliado o risco cardiovascular, com determinação do peso, altura, perímetro abdominal, glicemia e pressão arterial. Dependendo de outros fatores de riscos, poderão ser realizados outros testes, como de hábitos de dependência, ansiedade, etc. Se detectada a necessidade, a pessoa poderá ser logo orientada para consulta no Centro de Saúde. Serão, também, realizadas diversas sessões de esclarecimento sobre alimentação saudável, local e sazonal, comportamentos aditivos e tabagismo, uso Saudável da Tecnologia, Métodos Contracetivos, bem como ações de Promoção da Saúde Mental e combate à Violência no Namoro.
As atividades serão descentralizadas e decorrerão em diversos espaços, interiores e exteriores, como escolas, instalações da Junta, jardins, Casa do Povo e Universidade Sénior. São ações pedagógicas, que visam a promoção da saúde, para grupos definidos, alertando para comportamentos adequados face às patologias mais comuns entre a população.
Os rastreios terão especial enfoque para o peso, glicémia e tensão arterial. É um evento para o qual a Junta atribui enorme importância atendendo ao objetivo, que é a prevenção da doença e o aumento a qualidade de vida da população.
O autarca acredita que este evento serve para reforçar a “marca” São Martinho, freguesia da Saúde.