Tem início hoje a 23.ª Semana de São José, no Arco de São Jorge, uma iniciativa levada a cabo pela Casa do Povo local, que comemorou no passado dia 12, o seu 23.º aniversário.
Segundo nos revelou Rui Moisés, presidente da instituição, as celebrações deste ano terão como tema central o património, na suas diversas manifestações. “Do património natural, com a Laurissilva em destaque, ao património edificado, onde se incluem fontanários ou poços de lavar, mas também o Museu do Vinho e da Vinha, sem esquecer o património imaterial, onde se evidencia a literatura oral e tradicional, da qual temos como expoente máximo o ‘Feiticeiro do Norte’, esclarece.
Das iniciativas previstas, destaque para a sessão de abertura, hoje, às 15 horas, no Museu do Vinho e da Vinha, com a inauguração de uma exposição sobre património, patente ao público até dia 24, da responsabilidade da Direcção Regional de Cultura, enriquecida com o trabalho de levantamento fotográfico desenvolvido pela própria Casa do Povo do Arco, focando-se no património local.
Para sábado está previsto o roteiro pelo património da freguesia, contando com a participação de turistas e todos aqueles que se queiram associar à iniciativa. Rui Moisés destaca que esta é uma boa forma de alertar as várias instâncias governativas para a necessidade de preservação e classificação do património do Arco, tanto a nível local, como regional.
No domingo terá lugar, no Museu da Vinha, pelas 17 horas, uma conferência sobre este tema, com Natércia Xavier como oradora. Nessa mesma tarde, a banda filarmónica local vai actuar.
No dia 19, pelas 19 horas, terá lugar a Eucaristia, que celebrará, também, os 275 anos da bênção da igreja paroquial, seguindo-se uma celebração no salão paroquial, com entrega de certificados aos formandos dos vários cursos promovidos pela Casa do Povo.
Rui Moisés sintetiza tudo o que vai acontecer por estes dias, dizendo que “esta é uma semana cultural, social e de promoção da freguesia onde se apresentam e se concretizam projectos”.