Foi “com um misto de espanto e indignação” que Raimundo Quintal soube da ‘proposta’ de requalificação do caminho florestal da serra das Funduras. ‘Senhor vereador tenha juízo’, foi o título-resposta que o conceituado geógrafo e botânico, através da página pessoal na rede social Facebook, deu ao autarca proponente face ao considera ser mais uma traição à Laurissilva.
As declarações do vereador socialista em Machico, “apelando a uma intervenção na estrada de terra das Funduras com o objectivo de facilitar uma maior visitação”, provocaram no antigo vereador independente na Câmara Municipal do Funchal, pasmo e sentimento de fúria.
“Na falta de fundamentação científica, vem com o estafado argumento de ser natural da localidade, adicionando o exemplo dos Açores que me parece conhecer pouco”, escreveu Raimundo Quintal. Concluiu o ‘post’ com um desafio dirigido a Fábio Rodrigues, o autarca não executivo. “Perante mais esta aleivosia contra a Laurissilva, proponho ao senhor vereador que mobilize os seus vizinhos e correligionários para acções de voluntariado com o objectivo de erradicar as espécies invasoras que estão a colocar em perigo um dos raros núcleos de Laurissilva na vertente sul da Madeira”