As festas populares alusivas à Noite do Mercado que acontecem fora do Funchal irão realizar-se, este ano, entre os dias 10 e 22 de Dezembro. Arranca em Santa Cruz, no sábado dia 10 de Dezembro, e culmina na quinta-feira, dia 22 de Dezembro, com dupla festa alusiva ao evento nos concelhos de Câmara de Lobos (Estreito de Câmara de Lobos) e da Calheta (Prazeres). Pelo meio, no fim-de-semana que antecede o Natal, o evento é pretexto de festa na Ribeira Brava, Machico, São Vicente e Santana.
Vamos por partes. Este ano, além da iluminação natalícia, Santa Cruz também inaugura o roteiro rural da Noite do Mercado fora da capital. Em Santa Cruz evento festivo acontecerá duas semanas antes do Natal.
No fim-de-semana seguinte, a Noite do Mercado multiplica-se na Ribeira Brava, Machico, São Vicente e Santana.
No sábado, dia 17, celebra-se a Noite do Mercado na Ribeira Brava, junto ao Mercado local, na frente-mar da vila, em Machico, no largo da Praça, e na Vila de São Vicente. Para ‘fugir à concorrência’, no domingo, dia 18, será a vez de Santana também promover o popular evento pré-natalício na Praça da Cidade nortenha.
Além da emblemática Noite do Mercado no Funchal, a 23 de Dezembro, foram da capital só Câmara de Lobos mantém-se fiel ao dia 22 para a assinalar a festiva Noite do Mercado no Estreito de Câmara de Lobos. Este ano o ‘arraial’ à volta do Mercado Municipal do ‘Estreito’ terá a ‘concorrência’ do evento promovido pela Autarquia da Calheta, a Noite do Mercado no Mercado Abastecedor dos Prazeres, também agendado para o dia 22 de Dezembro.