As obras do solário do Portinho, no Jardim do Mar, correm a “todo o gás” para que a obra esteja concluída o mais rápido possível. A garantia é dada pela secretaria regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, que se encontra no terreno.
“Relembre-se que esta intervenção resultou do colapso parcial daquele solário, ocorrido o ano passado e que tem trazido constrangimentos aos utentes daquela zona balnear, que prima pela excelência das condições, quer no que diz respeito ao banho quer à prática do surf”, reconhece o Governo Regional.
Assim, a secretaria acrescenta que o trabalho está a ser realizado em consonância com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia, “na procura da salvaguarda das legítimas preocupações manifestadas de forma espontânea pelos locais e frequentadores da comunidade surfista”.
A intervenção a decorrer para o solário do Jardim do Mar consiste na sua reabilitação, pelo que não serão feitas quaisquer alterações relevantes à morfologia da infraestrutura ou à proteção costeira.
“As recentes intervenções na orla costeira têm procurado encontrar um compromisso entre a minimização dos impactos paisagísticos, ambientais e patrimoniais e a eficácia da protecção e da fruição pública, sendo notória a preocupação da “naturalização” neste tipo de empreitadas”, refere a nota enviada à imprensa.
Por fim, apela “novamente à melhor compreensão da população e dos utentes daquele espaço enquanto decorrerem os trabalhos, que se prevê venham a durar ainda mais 1 mês, mas cujo prazo se estima possa a vir ser encurtado, relembrando que as obras marítimas só podem ser realizadas nesta época do ano, em que as condições de agitação marítima são mais favoráveis e antes do início da época balnear”.