Um programa diversificado de animação, desde o fado ao DJ passando pelo folclore, bandas filarmónicas, tunas, grupos de animação e de teatro, reforçam a ‘ementa’ do XI Festival da Truta/Rota da Sidra, a decorrer de 25 a 29 de Maio em São Roque do Faial.
Organizado pela Casa do Povo de São Roque do Faial, a grande novidade deste ano é a mudança de local. Embora percorra toda a freguesia (dia 25, no Ribeiro Frio, e dia 26, na Achada do Cedro Gordo) a concentração do festival será no Polidesportivo coberto, no sítio dos Terreiros, entre sexta-feira e domingo (dias 27, 28 e 29).
Além das iguarias haverá um programa de animação diversificado e apelativo nos três preenchidos dias no recinto do festival.
Na sexta-feira, 27 de Maio, haverá a actuação dos FATUM (grupo de fados da Associação Académica da Universidade da Madeira, pelas 22 horas, para logo a seguir actuar no recinto do festival a TUMa (Tuna Universitária Madeirense. Antes, pelas 20 horas, decorrerá a primeira parte do XXVIII Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana com a ‘Tunacedros’ da Casa do Povo de São Roque do Faial, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana, o Clube de Música da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral e o Grupo de Animação ‘Lírios do Norte’. A encerrar o primeiro dia do festival a animação musical fica a cargo do DJ Sérgio Soares.
O sábado, 28 de Maio, a animação é retomada a partir das 16 horas com duas artistas do concelho de Santana (Mónica Ascensão e Júlia Dória). Cerca de uma hora depois actuará a dupla Avelino e Daniel. A segunda parte do encontro de grupos culturais tem início marcado para as 19:30 com o Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’. Segue-se o Grupo Nova Geração do Faial. Depois é a vez do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana subir ao palco ao que se seguirá a Banda Filarmónica do Faial. Por volta das 21:30 o ponto alto com a actuação de Roni de Melo e sua banda, e pela noite dentro, o conjunto musical ‘Amigos da Música’, do Caniçal.
Para o último dia do evento, domingo, 29 de Maio, a terceira e última parte do XXVIII Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana é retomada pelas 16h30 com a Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de São Roque do Faial, seguindo-se o grupo coral da mesma instituição. A Banda Municipal de Santana fará a sua actuação, seguindo-se o Grupo Recreativo também da Casa do Povo de São Roque do Faial. Pelas 18:30 decorrerá em directo do recinto do festival o programa ‘Músicas do Arco da Velha’. Antes do ‘cair do pano’ sobe ao palco, por volta das 20:30, o jovem talento Tiago Sena Silva.
Motivos não faltam para agendar uma passagem por São Roque do Faial “onde poderá ser degustada uma excelente truta e/ou provar sidra de grande qualidade, apreciar boa música, desfrutar das nossas bonitas paisagens e ainda experimentar a pesca à truta”, concretiza Heliodoro Dória, presidente da Casa do Povo local.