• São Roque do Faial
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro
23 Maio, 2025
Mostra Regional da Truta / Rota da Sidra reforça necessidade urgente da construção da sidraria
26 Maio, 2025

Tradição e sabor em destaque na XIV Mostra Regional da Truta e Rota da Sidra

24 Maio, 2025 às 9:26

Entre os dias 21 e 25 de Maio, realiza-se a XIV edição da Mostra Regional da Truta / Rota da Sidra, uma iniciativa organizada pela Casa do Povo de São Roque do Faial que celebra os produtos emblemáticos da freguesia: a Truta e a Sidra.

O certame propõe uma autêntica viagem pelos costumes, cultura, tradições, saberes e sabores locais, com um programa diversificado que conjuga gastronomia, música, saber-fazer e convívio comunitário. Como é habitual, as actividades decorrem em vários pontos da freguesia, desde o Ribeiro Frio ao Pavilhão do Edifício Escolar, com destaque para o Sítio dos Terreiros, que acolhe a maioria das apresentações em palco e a área de restauração.

A abertura oficial acontece a 21 de Maio, com o lançamento de uma nova marca de sidra, seguido do tradicional passeio pedonal “Rota da Sidra”. Nos dias seguintes, o programa prossegue com iniciativas de carácter cultural, ambiental e formativo, como a Caminhada “Pereiros em Terras de Cedro Gordo” e um ciclo de palestras sobre a produção de sidra, promovidas em colaboração com técnicos da Região Autónoma da Madeira e a Associação de Produtores de Sidra.

Nos dias 24 e 25 de Maio, as atenções viram-se para as actividades de palco, que incluem o XXXI Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, num momento que valoriza o trabalho das colectividades locais. O programa contempla ainda showcookings, provas cegas de sidra com produtores da Região, e o convívio mensal da Confraria da Truta e da Sidra, que contará, nesta edição, com a participação de outras confrarias gastronómicas madeirenses.

A par das actividades culturais e gastronómicas, o público é também convidado a experimentar a pesca desportiva da truta, com o apoio da Associação de Pesca Desportiva da RAM (APDRAM).

Com um cartaz que cruza tradição e inovação, esta Mostra promete ser um espaço de homenagem à identidade local, animado por grupos folclóricos, a Banda Filarmónica do Faial e artistas convidados que trarão ritmos mais contemporâneos.

A XIV Mostra Regional da Truta / Rota da Sidra promete, assim, cinco dias de festa, partilha e valorização dos produtos e da cultura que definem São Roque do Faial.

Share
Victor Hugo
Victor Hugo

Publicações relacionadas

Foto Rui Silva/ASPRESS

27 Fevereiro, 2026

Santa Luzia aprova novo regulamento de apoio ao associativismo


Ler mais

Orquestra de Bandolins foto CPSRF

25 Fevereiro, 2026

21 anos da Orquestra de Bandolins


Ler mais
25 Fevereiro, 2026

‘Freguesia Que Lê’ acolheu obra literária ‘O Decorador da Alma’


Ler mais

Eventos

Últimas

  • ‘Bartolomeu Perestrelo’ junta gerações em palestra sobre exercício físico
  • Santa Luzia aprova novo regulamento de apoio ao associativismo
  • 21 anos da Orquestra de Bandolins
  • ‘Freguesia Que Lê’ acolheu obra literária ‘O Decorador da Alma’
  • Junta de Freguesia de São Pedro apoia escola HBG
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.