No âmbito do programa ERASMUS+, foi o Chipre o palco escolhido para três docentes da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, Liliana Aguiar, Paula Lage e Sónia Fernandes aperfeiçoarem a sua actividade profissional nomeadamente no que concerne às estratégias que pretendem levar a uma melhor conduta da sala de aula através do curso estruturado “Effective Classroom Management – Techniques, methodologies and disciplinar strategies”. O curso enfatizou entre outras coisas o lidar com o racismo, o buling e a importância da linguagem corporal. Foi ainda possível constatar a importância do tema deste curso, pelo facto do problema de a indisciplina ser transversal a vários países incluindo este e o nosso e impactar directamente nas aprendizagens dos alunos.
Este curso permitiu ainda conhecer um país de contrastes onde o bom clima e a boa comida contrastam com a desorganização urbanística e esta por sua vez contrasta com a ostentação.
Este país pertencente à União Europeia tem a particularidade de estar divido em dois, existindo mesmo dentro da sua capital, Nicósia, uma fronteira que divide o país em Chipre do Norte (Turco) e Chipre do Sul (Grego). Acresce o facto de ter zonas sobre a administração inglesa pelo que, percorrendo o país facilmente se conclui que o mesmo exibe três bandeiras: turca, grega e inglesa.
Estas mobilidades concluem o plano de formação do Projecto AGE Campanário, Erasmus+, presente na escola desde 2019 e que termina neste mês de Maio.