A Tuna Amadis da Casa do Povo de Gaula apresenta este sábado, 21 de Setembro, o seu concerto de 38.º aniversário, pelas 20 horas no Salão Paroquial de Gaula, situado na Igreja da Nossa Senhora da Luz.
O evento é uma organização da Tuna Amadis da Casa do Povo de Gaula, assim como da Casa do Povo de Gaula e de várias entidades públicas e privadas.
Fundada a 13 de Setembro, aquando das comemorações do Dia da Freguesia, a Tuna Amadis teve na sua origem a a batuta do professor Manuel Vieira, que permaneceu como seu director artístico, até à data do seu falecimento (2021). Actualmente, sob a direcção artística da professora Carolina Faria, a Tuna Amadis da Casa do Povo de Gaula, conta com 14 elementos e 9 aprendizes, mantendo as intenções do seu fundador: “ensinar música em Gaula, preservar o bandolim e dar continuidade às tradições da freguesia”, refere nota enviada.
“O certame tem como principal objectivo comemorar a longevidade da Tuna Amadis, que se dedica há 38 anos à preservação e valorização da tradição bandolinística nesta freguesia, oferecer ao público a oportunidade de assistir a um concerto que celebre o bandolim e o seu repertório, descentralizando assim este tipo de acontecimentos, e incentivar o intercâmbio musical e artístico entre os diferentes grupos convidados”, disse Carolina Faria.
Nesta primeira celebração de aniversário, o evento oferece uma programação diversificada, com a participação de três grupos madeirenses: Tuna de Câmara de Machico, Orquestra de Bandolins da Casa do Povo da Camacha, e Machetinho.
O concerto é de entrada livre.