A Universidade Sénior da Calheta abre portas a 1 de Outubro para o 2.º ano de existência e a sua localização será na Escola do Primeiro Ciclo do Lombo do Guiné (Arco da Calheta). A sessão de abertura será neste mesmo dia, pelas 18h e contará com a presença do Secretário de Educação, do Presidente do Municipio da Calheta, entre outros convidados.
Este é uma valência inserida no Projecto Educativo da Escola, dirigida à população adulta, que pretende favorecer a sua integração, social, cultural e académica, no meio onde se localiza, através de formação paralela à institucionalmente existente.
Nas palavras do seu director, Arlindo Carvalho, “este espaço permite o convívio salutar entre avós e netos e a realização de atividades em conjunto, com o objetivo de promovermos a intergeracionalidade. Também, como a escola se localiza num meio rural, este projeto pretende combater o isolamento e o sedentarismo da população sénior da Freguesia do Arco da Calheta”.
A Universidade irá este ano lectivo oferecer as seguintes disciplinas: Educação Física, informática, Inglês, português, francês, teatro, música, geografia, costura e bordado madeira.
A escola, informa ainda que as aulas decorrerão diariamente (segunda a sexta) das 17:00h às 19:00h e que até ao momento já conta com cerca de uma centena de inscritos, ou seja, um aumento de 20 % em relação ao ano transato.
Este projecto só foi possível graças ao apoio da Secretaria Regional de Educação, Município da Calheta, Junta de Freguesia do Arco da Calheta, Delegação Escolar da Calheta e alguns comércios locais.