A Universidade Sénior de Machico (USM), realizou , ontem, a sessão de abertura do ano lectivo 2020/2021 com a recepção aos alunos no Forte de Nossa Senhora do Amparo, na freguesia de Machico. A sessão de abertura contou com as intervenções do presidente da Junta de freguesia de Machico, Alberto Olim, e da docente da Universidade da Madeira, Alice Mendonça.
O presidente da Junta de Freguesia destacou “o papel importante que a Universidade Sénior de Machico tem na freguesia, no sentido de valorizar e incluir a população sénior, promovendo o envelhecimento activo, através da dinamização de atividades educativas não formais para pessoas acima dos 50 anos”, acrescentando que as actividades “permitem combater o isolamento, a solidão e a exclusão social, bem como ocupar o tempo de forma útil e promover a integração e a inclusão social do sénior”.
O autarca socialista revelou ainda que “este novo ano será diferente, por todas as razões que se conhecem”, aludindo à situação pandémica, mas acredita que “será profícuo” tendo em conta que “em primeiro lugar está o bem-estar e a segurança dos alunos e formadores”.
Para isso, adiantou que a USM implementou no seu espaço todas as medidas de segurança e proteção para que seja um ambiente seguro e de confiança para todos.
A cerimónia contou ainda com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Machico com o pelouro da Educação, Mónica Vieira, com o pároco de Machico, Cónego Manuel Ramos e com os alunos e formadores da Universidade Sénior.
Com Eugénio Perregil