Tiveram início na semana passada os trabalhos de recuperação dos varandins da Rua da Banda do Silva, no Caniçal, entre as piscinas e o parque infantil que existe nas proximidades do Museu da Baleia.
Depois dos vários alertas deixados por alguns utilizadores daquele espaço infantil, bem como de outros moradores à Junta de Freguesia daquela localidade, dando conta do avançado estado de degradação em que se encontravam as referidas guardas metálicas, a Câmara Municipal de Machico (CMM) foi para o terreno, procurando devolver, no imediato, a segurança aos transeuntes.
Conforme nos deu conta Ricardo Franco, os funcionários municipais já repararam e fixaram algumas das varandas, estando, neste momento, em preparação os fixadores em ferro para as restantes, devendo ser feita, também, uma recuperação de parte do muro de betão, de modo a garantir sustentabilidade para as peças restauradas.
Segundo o presidente da CMM, os trabalhos deverão ficar concluídos muito em breve, pelo que até lá recomenda alguma precaução aos utilizadores dos espaços circundantes.
Igual precaução é recomendada por Emanuel Santos. O presidente da Junta de Freguesia do Caniçal fez saber ao ‘Diário das Freguesias’ que a degradação dos varandins deveu-se, sobretudo, à acção da maresia. Quando questionado sobre os alertas dados pelos populares à Junta, referiu que o órgão autárquico a que preside, assim que tomou conta da situação, alertou a Câmara Municipal, entidade que tinha os meios adequados para desencadear a respectiva intervenção.
Embora a Junta tenha à sua responsabilidade a limpeza e manutenção de alguns arruamentos da freguesia, por delegação de competências da CMM, a intervenção necessária não podia ser assegurada pelos meios da Junta, razão pela qual foi a Câmara a ir para o terreno.